Escrito por
British Journal of Ophthalmology
Tempo de leitura
1:45 min
Este estudo prospectivo comparou a eficácia a longo prazo da fotocoagulação a laser em grid com o uso de bevacizumabe intravítreo no tratamento do edema macular por oclusão da veia central da retina (OVCR).
O estudo envolveu 44 pacientes com edema macular persistente após 12 meses de terapia com bevacizumabe. Os pacientes foram submetidos à fotocoagulação a laser em grid e bevacizumabe intravítreo, e os resultados foram comparados entre os dois grupos.
A troca de tratamento (de bevacizumabe para laser e vice-versa) resultou em uma redução significativa na espessura central da retina entre os pacientes que inicialmente não responderam ao tratamento com bevacizumabe. Embora a resposta tenha sido mais tardia no grupo tratado com laser, ainda assim houve uma redução significativa na espessura retiniana.
O grupo tratado com bevacizumabe apresentou uma acuidade visual corrigida significativamente melhor em comparação com o grupo laser. Os resultados sugerem que o bevacizumabe pode ser mais efetivo do que a fotocoagulação a laser em grid para o tratamento do edema macular por OVCR, com benefícios notáveis na acuidade visual corrigida.
Esses achados têm implicações importantes para a escolha de modalidades de tratamento para pacientes com OVCR e edema macular.
Utilize o canal de sua preferência para pré-agendar uma consulta. Após a finalização, um atendente entrará em contato para confirmar o seu horário.