Blog

Entenda o que é Olho Seco

Entenda o que é Olho Seco

Escrito por

Dr. Jefferson Batista | CRM-PR 23258

Tempo de leitura

2 Minutos

O olho seco é uma condição extremamente comum, que acomete aproximadamente de 20 a 30% da população acima dos 50 anos. É um termo usado para descrever uma deficiência na qualidade ou quantidade de lágrima produzida pelo organismo, provocando uma lubrificação inadequada do olho.

Uma pequena porcentagem consiste de quadros graves, que podem acometer a acuidade visual. Apesar de milhões de pessoas sofrerem de olho seco, normalmente é difícil ser diagnosticado.

Pode ser facilmente confundido com outras condições, tais como infecções ou alergias oculares. Além disso, o excesso de lacrimejamento também pode ser um sintoma de olho seco.

 

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS DO OLHO SECO? 

Sensação de queimação ou de corpo estranho; pode ter excesso de lágrimas, freqüentemente exacerbada por fumaça, vento, calor, baixa umidade, ou uso prolongado da visão.

Após uso prolongado do computador, a visão começa a ficar embaçada, e os olhos, vermelhos. A sensação de ardor e areia nos olhos incomoda tanto que você não vê saída a não ser fechá-los por alguns minutos. Se esse quadro descreve o que você sente com uma certa frequência, é grande a possibilidade de você ter olho seco.

Sintomas como ardor, ressecamento, fotofobia, corpo estranho e até lacrimejamento apontam para a condição multifatorial que tem se tornado cada vez mais comum nos consultórios de oftalmologia.

 

O QUE PODE CAUSAR O OLHO SECO? 

Há várias anormalidades diferentes que podem causar o olho seco, tais como diminuição da produção de lágrimas, evaporação excessiva, problemas com o piscar, etc.


IDADE: como regra geral, com a idade, a produção de lágrimas diminui.Aos 65 anos, por exemplo, se produz 60 % menos lágrimas que aos 18 anos.

DOENÇAS SISTÊMICAS: o olho seco frequentemente é associado com outras doenças como artrite, alergia, lúpus, Síndrome de Sjögren e algumas doenças da pele.

MEIO AMBIENTE: condições ambientais, tais como:ar seco, fumaça, ar-condicionado e vento podem agravar as condições de olho seco.

MEDICAÇÕES: algumas medicações, como:anti-histamínicos, antidepressivos, anti-hipertensivos, podem contribuir para o olho seco. 


QUAIS SÃO AS OPÇÕES DE TRATAMENTO?
Por ser multifatorial, o tratamento varia de acordo com o paciente. Ele pode atuar na preservação da já escassa lágrima ou estimular sua produção, e dentre as opções terapêuticas tem-se: colírios, géis, pomadas, soro autólogo, plugs lacrimais e até intervenção cirúrgica.

Assim como em outras doenças, o diagnóstico e tratamento precoce são importantes.Portanto, sempre consulte um médico oftalmologista antes de começar um tratamento.

 

Agende sua consulta
Pelo whatsapp

Aguardamos o seu
contato para atender
você na PRÓ-OFTALMO

Utilize o canal de sua preferência para pré-agendar uma consulta. Após a finalização, um atendente entrará em contato para confirmar o seu horário.

WhatsApp

(44) 98822-9866

Umuarama

R. Perobal, 4184 - Zona I - CEP 87501-300