Blog

Pesquisa revela causas do trauma ocular em crianças no Brasil

Pesquisa revela causas do trauma ocular em crianças no Brasil

Escrito por

Revista Médica de Minas Gerais

Tempo de leitura

2 min

Um levantamento realizado no Hospital São Geraldo, da Universidade Federal de Minas Gerais, destacou que as lesões oculares na infância representam uma parcela significativa dos casos de cegueira infantil no Brasil. Esse cenário reflete a exposição considerável das crianças a traumas, principalmente o trauma ocular.

 

Principais resultados do estudo:

 

1. Ampla análise: o trabalho analisou 4940 prontuários do setor de plástica ocular, buscando identificar a frequência dos tipos de trauma em pacientes com idades entre 0 e 15 anos.

 

2. Perda do globo ocular: dos 643 pacientes com cavidades anoftálmicas, 167 perderam o globo ocular na faixa etária de 0 a 15 anos.

 

3. Causas principais: as causas mais frequentes de perda do globo ocular nessa faixa etária foram traumas (60,48%), infecções (12,57%) e retinoblastoma (26,95%).

 

4. Distribuição por tipo de trauma: a análise revelou que os acidentes domésticos foram a principal causa de cavidade anoftálmica em pacientes menores de 15 anos, representando 48,51% dos casos. Outras causas incluem armas de fogo, acidentes automobilísticos, atividades recreativas fora de casa, trauma cirúrgico e violência interpessoal.

 

5. Mecanismo desconhecido: em 33,66% dos prontuários, o mecanismo causador do trauma não foi descrito.

 

Esses resultados destacam a importância de medidas preventivas e educativas para reduzir os traumas oculares em crianças, com foco especial nos acidentes domésticos, que se mostraram predominantes nessa faixa etária.

 

Agende sua consulta
Pelo whatsapp

Aguardamos o seu
contato para atender
você na PRÓ-OFTALMO

Utilize o canal de sua preferência para pré-agendar uma consulta. Após a finalização, um atendente entrará em contato para confirmar o seu horário.

WhatsApp

(44) 98822-9866

Umuarama

R. Perobal, 4184 - Zona I - CEP 87501-300